Vinhos icônicos são produzidos nas mais de 60 regiões produtoras do país. Nessas regiões da Espanha é que surgiram uvas emblemáticas, classificação de rótulos e importantes formas de vinificação, aplicadas por inúmeros produtores mundo afora.

Antes de falarmos sobre as Uvas Viníferas Da Espanha, é importante destacar o terroir característico e a tradição na produção de vinhos no país ibérico.

É apropriado afirmar que esse conjunto de fatores, que compõe o terroir, é o que define as características próprias das uvas viníferas da Espanha. Da mesma forma, assim é para todas outras uvas viníferas de qualquer região do mundo.

Vinhos icônicos são produzidos nas mais de 60 regiões produtoras do país. Nessas regiões da Espanha é que surgiram uvas emblemáticas, classificação de rótulos e importantes formas de vinificação, aplicadas por inúmeros produtores mundo afora.

A Espanha, hoje, detém o título de terceiro produtor mundial de vinhos, com uma produção anual de, nada menos que, quatro bilhões de litros da bebida.

Na península ibéria as videiras são cultivadas desde, pelo menos, 3.000 a.C. Entretanto, registra-se que, na Espanha, a produção de vinhos não começou antes do ano 1.000 a.C.

Dada a importância vitivinícola espanhola na “arte do vinho”, através da tradição e dos vinhos magníficos produzidos ali, este conteúdo foi desenvolvido a fim de levar você a uma jornada de conhecimento.

Através deste estudo, você vai conhecer melhor as mais importantes variedades de uvas viníferas produzidas nas regiões vitivinícolas espanholas, e o que tornam esses vinhos tão especiais.

Airen

É possível que poucos apreciadores de vinhos conheçam a uva Ain.

No entanto, esta variedade, é amplamente cultivada na Espanha, e ocupa um terço do cultivo de vinhas brancas do país.

E também, é a mais utilizada para fazer vinhos brancos de La Mancha ou brandies, sendo uma das cepas mais antigas da Espanha.

A Airén, também é conhecida, em outras regiões por nomenclaturas diferentes como: Manchega, Valdepeñera, Lairén e Forcayat.

 

Possui cachos grandes, compactos e de pedúnculo curto. As bagas são de tamanho médio, uniformes, pele verde amarelada e grossa apresentando bastante pruína.

A produção desta variedade é elevada e a maturação tardia.

É uma uva de variedade neutra, de baixa acidez e pouca presença de aromas e sabores, por isso é muito utilizada para mesclas.

Contudo, os vinhos produzidos com esta cepa são bem originais e interessantes. Apresentam coloração amarelo-palha, são pouco aromáticos, de baixa acidez e boa graduação alcoólica; devem ser consumidos ainda jovens.

Albariño

Uvas da Espanha

A uva Albariño é a mais nobre e renomada variedade branca da Península Ibérica. Pois, origina vinhos de altíssima qualidade.

Originaria da Galícia, região de clima frio e úmido, a Albariño é muito popular amplamente cultivada na Espanha.

Em outros tempos, a variedade era usada basicamente na elaboração de vinhos de corte junto com a Loureiro, Treixadura, Godello, Caiño e Arinto.

Somente em meados dos anos 80 descobriu-se o enorme potencial desta variedade. Foi quando vinhos varietais começaram a ser produzidos com muito sucesso, sendo considerados um dos melhores vinhos brancos da Espanha.

 

Os cachos da uva Albariño são de tamanho médio, os bagos pequenos e de pele grossa o que permite suportar frios rigorosos.

E também, possui um alto teor de açúcar o que pode resultar em vinhos de teor alcoólico acentuado e alta acidez, isso sem perder o equilíbrio.

Origina vinhos de cor amarelo-palha com reflexos esverdeados, marcados por aromas complexos e sabores intensos de frutas como maracujá, lichia, banana, pêssego, limão. Além disso, se fazem presentes no olfato de flor de laranjeira, mel, marmelo e avelã.

A principal característica dos vinhos oriundos desta casta é o frescor e os aromas, marcados pela acidez e bom corpo.

Harmonizam muito bem com pratos de frutos do mar, saladas, aves grelhadas e pratos orientais, devido a elevada acidez e mineralidade que apresentam.

 

Verdejo

Verdejo - Uvas da Espanha

A uva Verdejo é uma variedade de originária do norte da África, de onde foi levada para a Espanha, mais precisamente para Castilla y León.

Adaptou-se muito bem na região vitivinícola de Rueda, considerando o tipo de solo aluvial e de pedra calcária e o clima continental do lugar.

A Verdejo, pode ser cultivada com êxito a vários outros tipos de solos, principalmente os pouco férteis, arenosos e pedregosos.

Na Espanha, a Verdejo pode ser encontrada em varias regiões como: Extremadura, Rioja, Castilla La Mancha, entre outras.

 

A estrutura dos cachos da Verdejo são de tamanho médio e compactos, os frutos apresentam casca de espessura mediana.

Os vinhos elaborados a partir desta casta são de cor esverdeada com reflexos dourados.

Os aromas mais presentes são de frutas: limão, maçã verde e pêssego. E também aromas herbáceos e florais como: funcho, feno e flores brancas, e certa mineralidade.

Além disso são equilibrados e de bom corpo, apresentando um final sutilmente amargo.



Garnacha Blanca

Uva Garnacha Blanca - Espanha

Na costa do Mediterrâneo, mais precisamente na região da Catalunha, foi onde a variedade Garnacha Blanca apareceu.

Ali, ela é cultivada com grande expressividade, muito mais do que em qualquer outra região da Espanha.

Assim, a Garnacha Blanca é autorizada para cultivo nas D.O: Cariñena, Cigales, L’Enpordá Costa Brava, Navarra, Priorat, Somontano, Rioja e Castilla La Mancha.

A Garnacha Blanca possui cachos de tamanho pequeno mediano, compactos e com pedúnculos muito curtos, os grãos são de tamanho médio e a casca fina.

Produz vinhos brancos de coloração amarelo verdeal, aromas de intensidade média, com notas florais, frutadas e herbáceas.

Em boca são leves, ácidos e de persistência média. Além disso, apresentam boa graduação alcoólica e um toque amadeirado, visto que, é comum o uso de barrica de carvalho na fermentação da bebida.

Por outro lado, os vinhos que origina, tem pouca expressão de fruta, embora sofram evolução do caráter oxidativo com bastante agilidade.

A Garnacha Blanca, também é usada para produção de vinhos doces naturais que são consumidos como vinho de sobremesa.

Godello

A uva Godello é originária das encostas do rio Sil, na Galícia, noroeste da Espanha.

A Golello é a principal variedade cultivada nas regiões de Monterrei, Rias Baixas, Ribeira Sacra e Valdeorras, e também é a terceira em cultivo na região do Ribeiro e quinta nas Rias Baixas.

Seus cachos são compactos e pequenos, os grãos se apresentam arredondados e de coloração amarelo-palha. A pele é espessa e a polpa de consistência média.

Os vinhos, oriundos da variedade Godello, possuem coloração amarelo verdeal, aroma floral e de frutas tropicais, apresentando-se com certa complexidade em nariz.

Em boca é seco e elegante, representado pela marcante acidez, o que o torna um vinho gastronômico, fresco e agradável. Além de que, o teor alcoólico é equilibrado, corpo médio, mineralidade presente e ótima persistência em boca.



Treixadura

A Uva Treixadura é uma variedade tradicional e autóctona da Galícia. Mas também, podemos encontrá-la em Portugal, onde é conhecida pelo nome Trajadura.

Além desta, outras variações na nomenclatura podem ser identificadas, nas mais variadas regiões vitivinícolas, como: Trincadeira, Trincadete, Verdelho Rúbio e Verdelho Louro.

A Treixadura apresenta cachos tamanho grande e alargado, os grãos são pequenos, ligeiramente elípticos e pouco uniformes em tamanho e coloração.

Depois da Albariño a variedade Treixadura é a mais cultivada em Rias Baixas, onde na DO Ribeiro ela domina, e está presente em todas as denominações galegas.

Se adapta muito bem a solos graníticos, frescos e bem drenados, o que origina varietais aromáticos e agradáveis.Os vinhos que origina são aromáticos e elegantes, apresentando aromas frutados e florais, com notas balsâmicas. Em boca apresentam acidez equilibrada, o que resulta um agradável frescor.

 

Macabeo

Uva espanhola Macabeo

A uva Macabeo também é conhecida como Viura. Em Rioja, é uma variedade rústica e polivalente, desta forma adapta-se muito bem aos mais variados tipos de solos. Assim é cultivada praticamente em toda a Espanha. 

O cultivo desta variedade destaca-se nas regiões vitivinícolas da Cataluña, Aragon e Rioja, Castilla e Mancha, Valencia e Estremadura.

Os cachos desta variedade são grandes e compactos de pedúnculo curto. Apresenta grãos de tamanho médio, arredondados e casca grossa.

Em regiões quentes, consequentemente, a acidez é reduzida.

 

Os vinhos brancos e espumantes oriundos da uva Macabeo são secos, agradáveis e equilibarados em acidez e açucar. E também predominam os aromas florais e frutados expressando uma intensidade aromática média.

Palomino

Uva da Espanha Palomino

A Uva Palomino é uma variedade muito popular na Espanha, sendo a base para os vinhos Xerex.

A Palomino faz parte comunidade autônoma de Andaluzia, no sudoeste espanhol.

Muito presente na região de Xerez onde corresponde 90% da área total do cultivo de vitis vinifera.

Além do mais, a Palomino, pode ser encontrada em outras regiões espanholas, e também em Portugal onde é conhecida por Malvasia Rei.

É uma variedade de grande produtividade, com ótima compatibilidade com os solos calcários do sul da península ibérica, que corrigem sua baixa acidez.

Possui cachos grandes, compactos e pedúnculo curto. Os grãos são de tamanho médio e pouco uniformes dentro de um mesmo cacho; a casca é fina e sensível, com bastante pruína de coloração verde amarelada; a polpa é suculenta, sem pigmentação e bem frutada.

Como a Uva Palomino é de baixa acidez e sujeita a fácil oxidação torna-se perfeita para a produção de vinhos generosos/ fortificados.

Além do mais, vinhos finos oriundos da Uva Palomino normalmente são tranquilos com uma graduação alcoólica de baixa a média, aromas herbáceos com toque salino.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar sua experiência.  Aceite os termos e continue navegando!

digite seu email

vou enviar o ebook grátis para o seu email